Já te sentiste só numa sala cheia de pessoas?

Já te aconteceu alguma vez sentires-te só numa sala cheia de pessoas?


A solidão é uma sensação que todos podemos experienciar em algum momento das nossas vidas. É o sentimento angustiante que surge quando há um descompasso entre as nossas relações sociais reais e as que desejamos ter. É a sensação de desconexão com os outros.


A solidão pode ser subdividida em diversas categorias


  • Solidão Social: Esta é a forma mais comum, quando sentimos que não temos um número suficiente de conexões sociais ou amizades. Pessoas que a experienciam podem sentir-se isoladas e excluídas de eventos sociais;
  • Solidão Emocional: Caracteriza-se por um profundo vazio e o desejo por ligações emocionais próximas. Quem a sente pode-se sentir desconectado dos outros a nível emocional.
  • Solidão Crónica: É persistente e duradoura, não se limita a momentos temporários, podendo estender-se por meses ou até anos. A solidão crónica pode ter impactos negativos significativos na saúde, tanto física como mental.
  • Solidão Situacional: Esta forma de solidão ocorre devido a circunstâncias específicas na vida, como mudanças, ruturas ou perdas.
  • Solidão de Desenvolvimento: Está relacionada com fases específicas da vida, como a adolescência, quando se procura estabelecer a identidade e ligações sociais.
  • Solidão Existencial: Trata-se de uma forma mais profunda de solidão ligada a questões filosóficas e existenciais, questionando o significado da vida.
  • Solidão Coletiva: Refere-se a um sentimento de desconexão da sociedade ou comunidade, muitas vezes relacionado com diferenças nos valores, normas ou objetivos.
  • Solidão Cultural: Acontece quando alguém se sente desconectado da sua identidade cultural ou étnica, o que pode ser comum em sociedades multiculturais.

É importante notar que sentir solidão não é o mesmo que estar objetivamente isolado. Algumas pessoas com poucos amigos não se sentem sozinhas, enquanto que outras com muitos amigos podem experienciar a solidão.


A solidão pode afetar pessoas em diversos ambientes, desde a infância até ao local de trabalho. Estudos demonstram que entre 2% a 38% da população em Portugal pode sentir-se frequentemente solitária e experimentar angústia moderada a grave devido a esta situação.


Existem evidências de que crianças com PHDA correm maior risco de se tornarem adultos solitários, com possíveis implicações na saúde física e mental, como a depressão e a ansiedade.


Se te sentes sozinho, é importante entrar em contacto com amigos e familiares, envolver-te em grupo na comunidade, praticar o autocuidado e considerar a participação em atividades no local de trabalho como estratégias para combater a solidão. Lembra-te, cada um de nós pode experienciar a solidão de forma única.


Se gostarias de falar comigo sobre a solidão, e especialmente para o mês de Janeiro, eu vou oferecer a 1° Consulta, de Descoberta, totalmente grátis.


Aproveita esta oportunidade para te conectares comigo e descobrir como a tua realidade pode estar a contribuir para o teu sentimento de solidão, bem como o que podes fazer para quebrar esse padrão e passares a ser a tua melhor companhia.

SHARE / COMPARTILHA

Código da Prosperidade
Os 5 Traços dos Empreendedores de Sucesso

Alcança o bem-estar emocional, a prosperidade

financeira e torna-te um Empreendedor de Sucesso! Descarrega o

e-book grátis!

5 Passos para uma Autoestima Inabalável

Descarrega gratuitamente e começa já HOJE a construir a tua.


© 2024 ÁGATA CASTRO DIREITOS RESERVADOS | POLÍTICA DE PRIVACIDADE |

DISCLAIMER

PT: +351 917 973 423

UK: +447 825 997 370

INFO@AGATACASTRO.COM