Acordas todas as manhãs com um sentimento de ansiedade e perguntas-te como podes reduzir o stress? Sabias que o stress pode ser a razão de várias doenças imunitárias?
O stress não afeta apenas o teu bem-estar emocional, ele tem também implicações significativas na tua saúde física. A exposição constante ao stress pode ser prejudicial para o teu sistema imunológico, tornando-o mais suscetível a infeções e doenças.
O stress é uma resposta natural do corpo quando nos encontramos sob pressão, enfrentamos um excesso de tarefas ou lidamos com situações desafiantes. Em pequenas quantidades, o stress pode ser benéfico, pois traz-nos a adrenalina necessária para superar desafios. No entanto, quando se torna excessivo, pode ter efeitos negativos no nosso humor, bem-estar físico e mental, bem como nas nossas relações interpessoais.
O stress pode ser normal?
É importante entender que o stress pode ser normal e até mesmo saudável em certas situações. É uma resposta de defesa do corpo que nos mantem alerta e prontos para responder a situações inesperadas ou exigentes, bem como fornecer a energia necessária para nos colocarmos em ação. Isso envolve a produção e libertação de hormonas relacionadas com o stress, como a adrenalina e o cortisol, que aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial para fornecer mais oxigénio aos tecidos e órgãos quando necessário.
O stress agudo e pontual é algo com o qual todos nós lidamos no dia-a-dia. Pode ocorrer em diversas intensidades e ocasiões, como preocupações com pessoas ou eventos, trabalhar após uma noite mal dormida, cumprir prazos apertados e muitas outras situações quotidianas.
O que é o stress crónico?
O stress crónico é uma condição em que uma pessoa experimenta níveis elevados e prolongados de stress ao longo de um período significativo, que pode ser de meses ou anos. Ao contrário do stress agudo, que é uma resposta temporária a situações de pressão, o stress crónico persiste por um longo tempo e pode afetar profundamente a saúde física e mental de uma pessoa.
O stress crónico perturba quase todos os sistemas do teu organismo e consequentemente a exposição prolongada ao stress (crónico) pode levar a sérios problemas de saúde.
As causas do stress crónico podem variar amplamente e incluem fatores como problemas financeiros persistentes, ambiente de trabalho stressante, relacionamentos disfuncionais ou abusivos, condições de saúde crónicas, traumas não resolvidos, entre outros.
As consequências do stress crónico podem incluir:
No entanto, há boas notícias. Existem várias formas para reduzir o impacto do stress na tua saúde.
A prática regular de exercício físico, a meditação e a priorização de um sono de qualidade são medidas que podem ajudar a restaurar a saúde imunológica e a aumentar a tua resistência a doenças.
Estudos alargados mostraram que a redução dos níveis de stress produz uma redução significativa de sintomas em 90% dos pacientes com doenças autoimunes, como: Diabetes, Fibromialgia, Artrite Reumatoide, Esclerose Múltipla.
Não permitas que o stress prejudique a tua saúde e qualidade de vida. Juntos, podemos desenvolver estratégias personalizadas para gestão de stress e melhorar a tua qualidade de vida.
SHARE / COMPARTILHA
Alcança o bem-estar emocional, a prosperidade
financeira e torna-te um Empreendedor de Sucesso! Descarrega o
e-book grátis!
Descarrega gratuitamente e começa já HOJE a construir a tua.